sexta-feira, 27 de novembro de 2009

GLOBAZ.PT – BOXIT em 35º lugar no Campeonato do Mundo




















GLOBAZ.PT - BOXIT no Baleal em Peniche onde foi a chegada da prova

A equipa Oliveirense GLOBAZ.PT – BOXIT classificou-se em 35º lugar no Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura ARWC 09 numa prova que decorreu em Portugal e contou com 59 equipas de 26 países.

A equipa Oliveirense de corridas de aventura GLOBAZ.PT – BOXIT esteve pela primeira vez presente num campeonato do mundo da modalidade que se realizou entre 8 e 14 de Novembro no nosso país. O principal objectivo, terminar a prova, foi cumprido, mas o 35º lugar soube a pouco: “Estávamos a competir com as melhores equipas do mundo e não tínhamos grandes expectativas de fazer um grande resultado. Só queríamos divertirmo-nos. Até à 4ª etapa fizemos uma prova dentro das nossas capacidades, mas na secção de Marvão a Vila de Rei em BTT atrasámo-nos 15 minutos e já não conseguimos entrar a tempo na 5ª e última etapa fazendo zero pontos nesta. Não fosse este precalço e um lugar no top-30 estaria ao nosso alcance.”, refere o capitão de equipa Jorge Xará.


















Adelino Silva na subida para a Serra da Estrela

Este campeonato do mundo ARWC 09 teve uma duração de 128 horas ‘non-stop’ e um percurso com mais de 900 quilómetros percorridos a pé, de bicicleta todo-o-terreno, de canoa e de patins em linha. Exigindo uma capacidade de resistência extrema, este desafio para equipas de quatro elementos (entre as quais obrigatoriamente uma mulher) foi ao encontro de algumas das mais belas paisagens do país profundo. Arrancou na Costa do Estoril e levou depois a caravana a explorar os trilhos das serras da Lousã, Açor, Estrela e Serra d’Aire e Candeeiros. Pelo meio ficaram os cenários do Zêzere, do Parque Natural do Tejo Internacional e do Alto Alentejo. A meta foi colocada na praia do Baleal - onde os derradeiros sobreviventes chegaram a pé e de BTT.





















Início da secção de canoagem no rio Zêzere


A prova contou com 59 equipas de 25 países e das seis equipas lusas à partida, apenas metade terminaram classificadas. Longe da luta pelos lugares cimeiros, os Portugueses tinham sobretudo como objectivo chegar ao fim. A melhor equipa Portuguesa foram os militares Extreme Challenger/IGeoE que ficaram em 23º lugar. Os Britânicos da Helly Hansen – Prunesco, com uma média de idades de 37 anos, conquistaram o seu primeiro título mundial de corridas de aventura; os Norte-Americanos da Nike/Beaver Creek (2º) e os suecos da Lundhags Adventure (3º) completaram o pódio.

Elo Saue na chegada de uma secção de patins em linha

Nestas corridas de aventura de longa duração a gestão do esforço, o tempo de descanso (ou a ausência dele) e sobretudo a melhor estratégia - além naturalmente da melhor performance física - são aspectos chave para o sucesso. “Nunca há muito tempo para dormir porque os percursos são longos e temos tempos de corte para acabar as secções. A primeira vez que dormimos duas horas já íamos com 36 horas de prova seguidas! Ao todo dormimos umas 6 horas em toda a prova. Normalmente procuramos padarias nas localidades para dormir porque sabemos que há gente durante a noite e são locais quentes... mas os padeiros às vezes assustam-se e nem sempre nos acolhem.”, recorda Adelino Silva da GLOBAZ.PT – BOXIT.




















GLOBAZ.PT - BOXIT antes de iniciar uma secção nocturna e chuvosa de BTT

“Foi uma experiência inesquecível correr ao lado das mais fortes e carismáticas equipas do mundo. Durante a prova até tivemos tempo para conversar e trocar impressões com algumas delas. Gostamos realmente deste desporto e quem sabe se no próximo ano não voltaremos a estar presente no Mundial que vai ser aqui ao lado em Espanha... Vamos já começar a procurar mais apoios!”, conta Jorge Xará.

A equipa GLOBAZ.PT – BOXIT foi constituida pelos Oliveirenses Adelino Silva e Jorge Xará, e ainda contou também com o atleta Nuno Renato e a atleta da Estónia Elo Saue.




















Equipa na linha de chegada


Agradecimentos:
* aos patrocinadores Grupo Globaz, Boxit, Destilaria Levira, Maximolde e ao apoio da Garagem Paciência;
* ao Luís Jacinto pela assistência em prova, e à Bárbara e ao Hugo pela função de 'repórteres à distância';
* a todos os amigos que nos apoiaram e foram mandando mensagens de apoio durante a prova, em especial ao Gaspar e ao André que até apareceram por lá com umas sandes de leitão e um bolo-rei escangalhado enviado pela Márcia;
* a todos os amigos que nos emprestaram material sem o qual não poderíamos fazer a prova, nos quais se inclui o Clube de Aventura do Barreiro;
* a todos os atletas presentes, pessoal das assistências e pessoal da organização que nos vai incentivando e apoiando ao longo da prova, e torna esta modalidade tão especial;
* a todos os outros que não estando incluindo nos grupos anteriores também foram importantes! :)

Sem comentários: