quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GLOBAZ.PT em 7º Lugar no Raid Transpeninsular


GLOBAZ.PT na 3ª etapa de BTT

A GLOBAZ.PT ficou em 7º lugar no escalão de elite do 2º Raid Transpeninsular, a última prova da época 2009/10 da Taça de Portugal de Corridas de Aventura. Esta prova foi ganha pelo Clube de Praças da Armada que mais uma vez confirmou a liderança no panorama nacional das corridas de aventura.




GLOBAZ.PT no Barreiro na secção de orientação pedestre integrada na 1ª etapa

Cerca de 56 equipas de aventureiros partiu do Barreiro para um desafio de 150 km, rumo ao Parque Natural da Arrábida. A primeira etapa urbana, constituída por sucessivos obstáculos e exigências técnicas em actividades verticais e canoagem, manteve acesa a disputa pelos lugares cimeiros, com praticamente todas as equipas de elite e o primeiro terço de equipas de aventura empatadas. Nas duas etapas seguintes, orientação pedestre na Mata Nacional da Machada e 40 km de BTT em estradas de terra, as equipas mais fortes não descolaram. A ligeira vantagem do CPA sobre as equipas de elite do Exército, Ferrovias e Millennium BCP, mantinha tudo em aberto na frente da competição.

Nesta terceira etapa um problema mecânico (desviador partido) na bicicleta de Hugo Evaristo deixou este elemento da GLOBAZ.PT a pedalar grande parte da etapa sem mudanças. O tempo perdido na reparação da bicicleta, assim como o andamento mais lento que teve que ser adoptado, arredou definitivamente esta equipa dos lugares cimeiros da classificação.


GLOBAZ.PT em Palmela na 4ª etapa

Já na serra da Arrábida a 4ª etapa foi a “rainha” da prova, toda ela disputada entre os montes de S. Filipe e Comenda a sul, as serras do Louro e S. Francisco a norte e um CP no vértice geodésico de S. Luís a valer por dois. Nesta etapa o CPA demonstrou a sua superioridade ao controlar 17 dos 19 CPs em disputa, partindo para o Score100 da última etapa com 3 CPs de vantagem, relegando a disputa pelos restantes lugares do pódio para o Exército 1 e Ferrovias Elite Team, ambos com 14 CPs nesta etapa. A GLOBAZ.PT obteve apenas 12 CPs fruto de algum tempo perdido ainda na 3ª etapa, mas também uma estratégia menos conseguida e algum cansaço acumulado.

A 5ª e última etapa da prova foi um Score 100 disputado à noite no centro histórico de Palmela. Ao contrário do habitual, nesta etapa foram poucas as equipas a alcançar os 3 CPs em disputada; isto deveu-se ao facto de muitas delas terem fechado a 4ª etapa já fora do tempo e restar pouco tempo para a derradeira secção. Assim, este Score 100 ainda veio introduzir algumas mudanças na tabela classificativa, tendo sido a classificação final do escalão de elite a seguinte:

1º - Clube de Praças da Armada
2º - Ferrovias Elite Team
3º - Exército 2
4º - ADA Desnível I
5º - Exército 1
6º - Millennium BCP 1
7º - GLOBAZ.PT
8º - Millennium BCP 3
9º - CAOS
10º - Team Greenland ATV

As classificações completas podem ser consultadas neste link.

Apesar dos percalços os atletas da GLOBAZ.PT gostaram da prova, divertiram-se, e a classificação final, apesar de ter ficado abaixo das expectativas, acabou por não ser muito má ficando a equipa a apenas 2 CPs da 2ª classificada.

A GLOBAZ.PT foi constituída pelos atletas Jorge Xará, Adelino Silva, Hugo Evaristo e José Lorga.

Sem comentários: