terça-feira, 29 de junho de 2010

UTSF 2010: Dureza na Serra da Freita




















Atletas da GLOBAZ.PT numa das paisagens mais bonitas da Freita: a "Garra"

“Foi uma prova muito mais dura do que esperavamos. E, quando assim é, torna-se ainda mais difícil de superar e o factor psicológico é fundamental para se continuar até ao fim.”, comenta Jorge Xará acerca da sua participação na edição de 2010 do Ultra Trail da Serra da Freita. A dureza da prova não apanhou desprevenidos apenas os atletas da GLOBAZ.PT, visto que quase todos os participantes se queixaram do mesmo e a taxa de desistências foi elevada (84 atletas em 174 inscritos terminaram).

Jorge Xará e Adelino Silva foram os atletas da GLOBAZ.PT que terminaram esta prova de 70km de corrida na montanha. Hugo Evaristo, o outro elemento da equipa que alinhou à partida, foi forçado a desistir por volta do km 40 devido a uma entorse: um pé mal apoiado no chão, e consequente lesão, quando descia o “trilho dos incas” para a Póvoa das Leiras impediu Hugo de continuar em prova.

Os atletas da GLOBAZ.PT ficaram em 32º e 33º lugar com 13h21m08s, exactamente a mesma classificação do ano passado, só que com mais 4h22m para fazer os 10km a mais que a prova tinha este ano. “Este ano a prova era 10km mais longa, mas tinha muito mais desnível acumulado, cerca de 4200m de subida, e os trilhos eram muito mais técnicos e pedregosos. Praticamente não conseguíamos correr porque ou estávamos em subidas de grande declive, ou estávamos em descidas de difícil progressão. Ainda por cima este ano esteve bastante calor, ao contrário do ano passado.”, conta Adelino Silva. Note-se que o vencedor destas duas últimas edições, Alcino Serras, este ano demorou quase 3h a mais do que no ano passado terminando com 8h51m53s.

Resultados completos da prova aqui.


Adelino Silva na subida de Covelo de Paivó para Regoufe




















Hugo Evaristo e Adelino Silva a subir pela "garra" depois de Gourim

Hugo Evaristo e Adelino Silva

Jorge Xará quase no final perto da Frecha da Mizarela




















Jorge Xará e Adelino Silva no final da prova

De destacar ainda a presença de mais três atletas a representar a GLOBAZ.PT na Corrida da Freita (17km):

25º - Nuno Seabra – 2h15m33s
27º - André Costa – 2h18m49s
54º - Germano Veiga – 3h08m55s

Nuno Seabra

André Costa

Germano Veiga

























Álbum de fotos da GLOBAZ.PT no UTSF 2010:

quinta-feira, 24 de junho de 2010

GLOBAZ.PT no Ultra Trail da Serra da Freita 2010

















Este Domingo (27 de Junho) os atletas de corridas de aventura da GLOBAZ.PT Adelino Silva, Hugo Evaristo e Jorge Xará estarão presentes no Ultra Trail da Serra da Freita 2010.

Esta prova, que é a grande referência nacional em termos de corridas longas de montanha, conta com um percurso belíssimo mas muito duro de 70km e 4200m de desnível positivo.

Também a representar a GLOBAZ.PT, mas na corrida de 17km, estarão os atletas André Costa, Nuno Seabra, João Gaspar e Germano Veiga.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

III Campeonato Nacional de Corridas de Aventura - Vídeo

Magazine 'O'TV (passou na RTP2) com reportagem do III Campeonato Nacional de Corridas de Aventura. A GLOBAZ.PT participou nesta prova e alcançou o 4º lugar no escalão de Elite.

Os atletas da GLOBAZ.PT aparecem em acção na 1ª etapa pedestre aos minutos 2:01, 2:27 e 2:31.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

La Transju’trail: Missão Cumprida




















Atletas da GLOBAZ.PT na meta

“O nosso principal objectivo era terminar a prova de maneira a amealhar pontos de qualificação para o Ultra-Trail du Mont-Blanc 2011. Depois também queríamos gozar a prova, a floresta, a montanha e estas paisagens lindas e diferentes daquelas a que estamos habituados em Portugal, e esses objectivos também foram cumpridos.”, conta Jorge Xará da GLOBAZ.PT.

Os atletas da GLOBAZ.PT Jorge Xará, Adelino Silva e Hugo Evaristo terminaram esta prova de ‘trail running’, La Transju’trail com 70km e 2700m de subida acumulada, com o tempo de 9h57m e sensivelmente a meio da tabela classificativa (126º, 127º e 128º lugares). Vasco Rodrigues da Desnível terminou a prova um pouco depois com 10h16m.

“Apesar de ser uma prova individual decidimos fazer os três sempre juntos, tal como nas corridas de aventura, de modo a irmos sempre puxando uns pelos outros. Assim custa menos e usufrui-se mais.”, refere Adelino Silva.

O próximo desafio de ‘trail running’ da GLOBAZ.PT será o Ultra Trail da Serra da Freita 2010 no próximo dia 27 de Junho, prova que também pontua para o UTMB 2011.

Ver aqui reportagem do canal France 3




















Atletas da GLOBAZ.PT com Vasco Rodrigues antes da partida




















Adelino Silva

Jorge Xará




















Hugo Evaristo