quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bimbache Extrem: Rescaldo





















Já de regresso a casa depois da desistência no Bimbache Extrem, o sentimento geral da equipa neste momento é de frustração e desilusão por não termos conseguido atingir o objectivo a que nos propusemos: terminar a prova.

O Bimbache é uma prova com fama de ser muito dura. Nós pudemos comprová-lo, e as últimas notícias já davam 9 desistências em 21 das equipas que partiram. Os motivos são vários: lesão, acidente, ou simplesmente o facto de ser uma prova muito exigente fisicamente, tecnicamente e até psicologicamente. No nosso caso uma lesão antiga reapareceu durante a primeira noite e tivemos que ficar a meio da 4ª secção (BTT).

De qualquer forma as 20 horas que estivemos em prova permitiram-nos ter a noção da enorme tarefa que é terminar esta prova duríssima, e não pudemos deixar de ficar impressionados com o andamento fortíssimo de algumas das equipas da frente do pelotão internacional que ali estavam presentes.

Aqui ficam algumas fotos nossas da secção de trekking de montanha e da fantástica secção de espeleologia aquática onde passámos cerca de 2h30m dentro de uma gruta a descer um rio subterrâneo:




















































Vídeo do primeiro dia de prova onde a nossa equipa aparece algumas vezes:




Queremos agradecer os patrocínios da GLOBAZ e da POLISPORT, e também os apoios da Garagem Paciência e da Associação Portuguesa de Corridas de Aventura pelo material que nos emprestou e através da qual conseguimos uma carrinha das Aldeias do Xisto para a assistência.

Por último queremos também agradecer ao Fred, pela assistência que nos prestou durante a prova, e a todos os que nos enviaram mensagens de apoio ao longo dos últimos dias.

Equipa GLOBAZ.PT - POLISPORT

terça-feira, 19 de maio de 2009

2º dia - parte III

E pronto... É definitivo... Os atletas desistiram não só da etapa ( e consequentemente da competição na prova), como da possibilidade de efectuarem a prova, dentro do possível, só pelo divertimento/aventura...
Creio que é unanime dizer que todos temos muita pena...

No entanto, não foram os únicos. As baixas temperaturas da noite levaram mais 3 equipas à desistência: Haglöfs-Yaencontre.com, Buff e Astur Extrem.

2º dia - parte II

Foram recebidas notícias dos nossos atletas: um deles começou a sentir dores, numa perna, esta noite, durante a etapa de BTT. Pararam para descansar e dormir. Antes de reiniciar, o atleta em questão tomou analgésicos, foi massagado e ligado pelos colegas de equipa. No entanto, as dores não se atenuaram e ficaram ainda mais fortes, tendo levado a equipa à desistência...
Aguardam-se mais novidades...

2º dia

O 2º dia iniciou-se com uma etapa em que cada equipa se subdivide em 2 metades: uma faz trekking com kayak e a outra kayak com treking, encontrando-se ambos os grupos no kayak em T5.
Até agora, todos se encontram de parabéns, pois não houve ainda qualquer desistência e já estão quase feitos mais de 100 Kms para todos!

1º dia - parte II

Foram recebidas novidades dos atletas: às 21:30 tinham finalizado a etapa de espeologia e iam iniciar a etapa de BTT (que se prevê ser superior a 7h para as primeiras equipas....).
Encontram-se em último, mas orgulhosos da sua prestação, já que a prova é completamente diferente e substancialmente mais exigente do que esperavam/suponham.
Agradecem a todos as mensagens de apoio e prometem continuar a dar o melhor!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bimbache - 1º dia

Eram 30 as equipas inscritas, com tantas proveniências como a Austrália ou a África do Sul, mas apenas 21 confirmaram a sua inscrição ontem, domingo, dia 17 de Maio, junto do secretariado da prova. A equipa GLOBAZ.PT - POLISPORT, com o nº9 e liderada por Jorge Xará, é a única representante nacional!
Após as extensas verificações técnicas do material obrigatório, os parcticipantes receberam os 4 bidons oficiais onde tiveram que acondicionar o seu material a utilizar: etapas marítimas, etapas pedestres, etapas de BTT e um bidon para comida.
Seguiu-se o tradicional briefing e fornecimento do raid book, até aqui desconhecido de todos: 344 Kms de distância total a percorrer, 14.000 m de desnível acumulado positivo (subidas) e outros tantos de desnível acumulado negativo (descidas) e 17 transições de etapas.
A prova iniciou-se esta manhã, pelas 9h, com uma etapa de 8 Kms de patins em linha, subindo a montanha, ao que se segue um trekking circular de 17 Kms em torno da montanha, para depois efectuarem uma etapa magnífica de espeologia e apanharem a noite numa etapa de mais de 50 Kms de BTT.

domingo, 3 de maio de 2009

GLOBAZ.PT – POLISPORT no “Bimbache Extrem Castilla y León”











A equipa de corridas de aventura GLOBAZ.PT – POLISPORT irá brevemente participar no “Bimbache Extrem Castilla y León”.

Esta prova faz parte da liga internacional de corridas de aventura ARWS, vai decorrer entre 16 e 23 de Maio na província Espanhola de Castela e Leão e passa por alguns locais de grande beleza natural como os Picos da Europa.

As equipas do “Bimbache Extrem” serão mistas e constituídas por 4 elementos. O percurso da prova terá aproximadamente 450km a serem percorridos sem recurso a meios motorizados. Tendo sempre a orientação como base, as principais disciplinas da prova serão: pedestre, “trekking” de alta montanha, BTT, canoagem, “rafting”, “canyoning”, espeleologia aquática e patins em linha.

Estão inscritas nesta prova 30 equipas de 13 países (Espanha, Costa Rica, Colômbia, Austrália, Brasil, Portugal, Suécia, França, África do Sul, Finlândia, EUA, Venezuela, Estónia), sendo a GLOBAZ.PT – POLISPORT a única equipa Portuguesa. Todas estas equipas buscam uma vaga para o campeonato do mundo ARWC (Portugal XPD Race) a decorrer em Portugal no final deste ano.

Será possível acompanhar o “Bimbache Extrem Castilla y León” no site oficial da prova, ou então no site Sleepmonsters.